A reflexão do blog de hoje é sobre “conflitos”.
Já perceberam como uma frase mal colocada – ou pior – não colocada pode gerar um conflito enorme?!
Justamente: imagina se você esquece de avisar pra sua esposa/namorada/ficante/peguete que no dia 12 de Junho você tem compromisso e avisa de última hora?
É esse tipo de falha de comunicação que dá origem a um conflito que poderia ser evitado.
Trazendo para o ambiente corporativo, um exemplo real, registrado em ata de reunião:
“Foi acordado na reunião que amanhã de manhã será feita a instalação de uma nova versão do sistema para testes.”
O que aconteceu? O interessado em testar o sistema se programou para começar os testes as 9 horas da manhã, mas quem iria instalar estava preparado para atualizar a versão até meio-dia, que era quando acabava a “manhã”.
Gerou uma expectativa falsa, um conflito desnecessário, por causa de uma falha de comunicação.
E como podemos evitar isso? A resposta é simples, mas difícil de ser executada: deixar claro que a comunicação saiu de um ponto e chegou no outro.
Neste caso, bastava uma pergunta: “até que horas da manhã?” ou um comentário deste tipo: “lembrando que até meio-dia ainda é manhã”. Pronto! Fácil? Difícil, mas muito difícil!
Na correria do dia-a-dia dos projetos, atividades, compromissos, agendas e todos os “afazeres” que temos muitas vezes nós apostamos no que fica subentendido, e aí a sorte está lançada.
Então para evitar só tem um jeito : pratique perguntas infantis. Isso mesmo! Aquelas que nossas crianças fazem até cansar.
Olha um exemplo de um diálogo do filho com o pai numa viagem de carro:
Filho : Pai, falta muito pra chegar?
Pai : Não.
Filho : Quanto tempo?
Pai : De uma a duas horas.
Filho : Mas é uma ou é duas horas?
Pai : É mais ou menos isso, ou uma hora ou duas.
Filho : Por que tanta diferença?
Pai : Ahhhh, porque pode acontecer alguma coisa.
Filho : O que pode acontecer?
Pai : Podemos pegar trânsito, ou ter um pneu furado, ou algum outro imprevisto.
Filho : Então se nada disso acontecer a gente chega em uma hora?
Pai : Se nada disso acontecer chegamos em uma hora.
Chato não é? Mas é justamente esse tipo de conversa que deixa claro a expectativa que se nenhum imprevisto acontecer eles irão chegar no destino em uma hora. E também já fica avisado que se alguma coisa acontecer o tempo pode aumentar, e durar até duas horas.
Vamos praticar uma melhor comunicação?
Até o próximo post!
Quando será o próximo post? hahahahaahahahhaha.
ResponderExcluirParabens Bulga!!
comunicassão é um pobrema mes...turdia nói nem tendia o q o cumpadi falavuai!
ResponderExcluirses negóri falá inrado é foda viu....